14 passos para mudar seu paladar e diminuir o excesso de açúcar, sal e gordura

Se você já tentou fazer uma mudança nos seus hábitos alimentares, - então sabe como isso é complicado.

A maior dificuldade está no sabor, - no paladar – principalmente nos alimentos salgados, ou com açúcar e gordura.

Os exemplos são fáceis - batata frita, coxinha, sorvete - e muitos outros alimentos saborosos — mas esses alimentos mexem com a química cerebral.

 

As pesquisas publicadas demonstram que a gordura e o açúcar em excesso interferem no circuito do prazer relacionado com a alimentação, condicionando você a escolher sempre alimentos enriquecidos destes dois nutrientes.

 

Quando você come um brigadeiro - que é rico em– você sente uma sensação prazerosa. Isso acontece porque o açúcar e gordura acionam o neurotransmissor da dopamina, que faz parte do mecanismo de prazer.

 

Mudar esse processo é possível, mas precisa força de vontade e disciplina. A mudança de hábito alimentar ganha consistência depois de três semanas de uma alimentação mais equilibrada.

 

1. Incremente o sabor

Uma alimentação equilibrada pode e deve ser prazerosa. Afinal, é difícil pegar gosto por algo que não agrada. Descubra texturas, misture sabores doces e salgados, incremente a salada com um pouco de queijo como light, novos legumes, frutas secas e sementes e até mesmo molhos mais leves. Use mais temperos, se gostar capriche no alho e na cebola.

 

2. Como aquilo que já gosta, mas outras maneiras

Uma boa maneira de mudas os hábitos na hora de comer - é pegar um alimento que você já é fã e comê-lo de outra maneira. Por exemplo, pêssego. Se você gosta do suco, experimente picado, depois que se acostumar, teste colocar pequenos pedaços na salada, misture com outra fruta e vá usando para se acostumar com alimentos diferentes.

 

3. Mude aos poucos

As mudanças não acontecem da noite pro dia e leva um tempo até o paladar mudar pra valer. A alimentação envolve muitos processos além de mastigar: é preciso comprar a comida, preparar, planejar, rever os hábitos. Ou seja, não é simples. Pode demorar meses até que o hábito se transforme em prazer, mas uma hora acontece, basta insistir.

 

4. Descascar mais e desembalar menos

Descascar mais e desembalar menos é melhor para a saúde. Mas a mudança dá trabalho, muitas pessoas desistem antes mesmo de sentir na prática os benefícios da nova atitude. Observe com atenção aquelas pequenas coisas que melhoram quando você muda a rotina. Por exemplo, se você adotou uma alimentação mais consciente, mais equilibrada – veja se está dormindo melhor e mais disposto.

 

5. Comece diminuindo o que você gosta menos

Se você exagera no sal, na gordura e no açúcar, que tal escolher o que menos fará falta para reduzir? Por exemplo: se o doce é o seu ponto fraco, comece a diminuir o sal ou a gordura e antes de diminuir os doces.

 

6. Diminua o que você mais gosta gradualmente

Se você coloca duas colheres de sopa de açúcar no café, reduza aos poucos para que o paladar não se assuste. Mude para uma ou uma e meia, espere uns dias para que a adaptação ocorra e aí tire mais um pouquinho. Esse treino pode demorar algumas semanas, mas dá resultado.

 

7. Experimente novos sabores

Quando estiver fora de casa aproveite para provar novos sabores. Quando você experimenta uma alimentação diferente, seu cérebro fará uma associação desse sabor dele à uma memória boa e à sensação agradável de conhecer um novo lugar.

 

8. Mude o ambiente ao seu redor

Comer é um hábito social, por isso é mais difícil mudar sozinho. Compre novos ingredientes no mercado e convide seus amigos, colegas e familiares e explique sobre a importância das mudanças que você que fazer na alimentação, ofereça alimentos feitos em casa.

 

9. Não exclua nada completamente da sua alimentação

Um dos motivos para a mudança nos hábitos alimentares não dar certo é que ela costuma ser associada à exclusão de tudo que você gosta. E a ideia é justamente o contrário: tudo pode fazer parte de uma alimentação equilibrada. A sua vida não deve girar em torno da comida.

 

10. Não compare um doce com uma fruta

A relação emocional com o cardápio é fundamental. Pensar toda hora que um brigadeiro não é uma maçã, e não é mesmo, pode dar a ideia de que a fruta nunca será prazerosa. Então não fique pré-julgando as frutas ou legumes que você come, passe a observar o sabor de cada um deles.

 

11. Faça trocas e combinações saudáveis, mas saborosas

Se você gosta de chocolate, por que não o consumir com uma fruta? Seguindo essa dica, você pode fazer mudanças simples que não alteram tanto o cardápio, como trocar um alimento de carboidrato refinado por integral, ou a batata frita por batata assada.

 

12. Não faça barganhas

Observe que fazer trocas e combinações é diferente de barganhar com seu cérebro. Por exemplo: se você não é fã de brócolis, evite pensar que "vai comer porque depois do almoço a sobremesa é saborosa". Pense em comer o brócolis de maneiras diferente e saborosas, com novos temperos para realmente possa inclui na sua alimentação diária.

 

13. Coma nos horários que você escolher

Uma maneira de inserir alimentos mais saudáveis na sua rotina é pensar quando será mais fácil consumi-los. Por exemplo: se você precisa frutas, qual o momento do dia acha mais fácil consumir? Pense nisso considerando que será preciso comprar, armazenar e preparar, e que tudo leva tempo, então escolha o horário que é mais conveniente para você.

 

14. Coloque “a mão na massa” na cozinha

O hábito de preparar a própria comida ajuda a perceber o que você põe no prato, assim você pode conhecer todos os ingredientes - quando estiver cozinhando. Colocar a mão na massa requer algum esforço, mas não precisa ser todo o dia, faça com prazer.

 

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Espero você. Até breve!

 

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