5 alimentos que fazem mal à saúde, mas muitas pessoas não sabem

Quais alimentos comer? Em busca de resultados físicos, energéticos ou de qualquer outro aspecto, muitas pessoas acabam caindo em mitos sobre a alimentação espalhados pelo senso comum ou pela própria internet.

O problema é que isso pode gerar o aumento do consumo de comidas e bebidas que podem acabar atrapalhando o caminho até o objetivo. Por isso, a nutricionista Monik Cabral, preparou uma lista com 5 alimentos que podem ser prejudiciais à saúde e aos resultados:

ALIMENTOS QUE NÃO SÃO TÃO SAUDÁVEIS ASSIM:

PEITO DE PERU

O peito de peru é utilizado comumente para produção de sanduíches naturais e lanches saudáveis por conter menor teor de gordura em relação aos outros embutidos.

Porém na verdade, o alimento se destaca como um dos vilões da saúde. Ele não é nada saudável. Tem muito sódio, glicose, açúcar, nitrito e também nitrato, que é uma substância cancerígena.

BACON

Existem diferenças entre as formas de produção de diferentes tipos de bacon. Uma coisa é um bacon artesanal de porco de quintal, feito sem a presença de industrializados. Outra coisa é um bacon de porco que come ração, passa pelo processo industrial com nitratos e nitritos adicionados, fumaça líquida, açúcar e glutamato monossódico. O que faz mal é a carne processada, que no processo de industrialização recebe substâncias perigosas para a saúde. Faça o seu próprio bacon: compre a barriga do porco, processe e prepare.

ÁGUA TÔNICA

Essa bebida se popularizou por ser comumente misturada a outras bebidas alcoólicas para a produção de drinks, muitas vezes, sendo, inclusive, considerada menos calórica.

Contudo a água tônica, na verdade, é um refrigerante. O gosto amargo é explicado pela presença de uma substância chamada quinina, que pode ser prejudicial à saúde se consumida em grande quantidade. É adoçada com xarope de milho ou açúcar e possui a mesma quantidade de calorias que outros refrigerantes. A versão diet também contém adoçantes artificiais aspartame.

GELATINA

Ao contrário do que muitos pensam, a gelatina não é uma boa opção para o emagrecimento. Quando analisamos o rótulo, observamos um monte de açúcar e corantes. Nas opções diet e zero, encontramos maltodextrina, adoçantes e corantes que fazem mal para nossa saúde. Nem o colágeno da gelatina ajuda na saúde, já que 120g de gelatina têm cerca de 0,76 a 2g de colágeno e o ideal é consumir de 8 a 10g da substância por dia para que os benefícios sejam visíveis.

PEIXE ENLATADO

Peixe é um dos alimentos mais utilizados em dietas e por aqueles que buscam uma rotina mais saudável. Mas é necessário atenção ao tipo de peixe consumido. Quando o peixe é enlatado com água, os metais ficam depositados nele. E ao consumirmos, esses metais vão direto para o nosso organismo.

Existe uma alternativa nesse caso: o alumínio da lata (que é tóxico) migra para o óleo, protegendo, assim, o atum. Então, deve-se escorrer todo o óleo com auxílio de uma peneira. Lembre-se: atum e sardinha sempre em óleo!

Observe que você pode ter escolhido esses alimentos no mercado sem se dar conta disso. Constantemente somos expostos a esses alimentos, que são saborosos, atraentes, práticos, baratos, abundantes, mas pouco benéficos para a nossa saúde.

Assim, são necessárias medidas, como taxar bebidas e alimentos que causam mal à saúde, é preciso que se limite a publicidade de alimentos (principalmente daqueles direcionados para crianças) e, ao mesmo tempo, incentivar a produção e o consumo de alimentos in natura.

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