Meridianos de Acupuntura – MTC

Meridiano do Pulmão
11 pontos bilaterais

Meridiano Yin – Inicia-se no tórax, região subclavicular, percorre o braço e o antebraço pela face anterior e termina no polegar. Comandam o órgão Pulmão e as vias respiratórias, inclusive as superiores (laringe, fossas nasais, seios da face).

 

Meridiano do Intestino Grosso
20 pontos bilaterais

Meridiano Yang – Inicia-se na ponta do dedo indicador, percorre a mão, o antebraço o braço, o
ombro, o pescoço, a face e termina junto à asa do nariz. Comanda o Intestino Grosso e suas funções de absorção de líquidos e de eliminação de resíduos pesados.

 

Meridiano do Estômago
45 pontos bilaterais

Meridiano Yang – Começa na cabeça , cruza a face , o pescoço, o tórax e o abdome, introduz-se no membro inferior e termina na extremidade do segundo dedo do pé. Comanda o estômago e o duodeno e suas funções digestivas transformadoras de alimentos.

Meridiano do Baço Pâncreas
21 pontos bilaterais

Meridiano Yin – Começa no dedo grande do pé ,segue pelo bordo interno do pé , face interna da perna e coxa , face anterior do abdome e lateral do tórax, terminando no 7º espaço intercostal. Comanda a função combinada dos órgãos: o baço, com sua função reguladora sobre o sangue e o pâncreas no que se refere à sua função de secreção interna (insulina), que regula as reservas do glicogênio (depositado no Fígado).

Meridiano do Coração
09 pontos bilaterais

Meridiano Yin – Nasce no oco axilar, passa à face interna do braço, segue pelo antebraço, cruza o punho por sua parte mais interna e vai terminar na extremidade do dedo mínimo. Comanda a função do órgão cardíaco.

Meridiano do Intestino Delgado
19 pontos bilaterais

Meridiano Yang – Começa na extremidade do dedo mínimo, continua pelo braço interno da mão, do antebraço e cruza o ombro e a espádua em zigue zague, entra no pescoço e chega à face, vindo a terminar no pavilhão da orelha. Comanda o Intestino Delgado e a função de absorção dos alimentos transformados no estômago .

Meridiano da Bexiga
67 pontos bilaterais

Meridiano Yang – É o meridiano mais extenso do organismo . Começa no ângulo interno do olho, sobe pela fronte, cruza o crânio de diante para trás por fora da linha mediana, desce pela nuca, ganha a espádua e a percorre de cima para baixo perto da linha mediana.

 

Ao chegar à proximidade do cóccix desaparece da superfície para reaparecer na parte alta da espádua e segue um curso paralelo com a linha anterior. Entra no membro inferior que percorre por sua face posterior e depois por sua face externa ao chegar à panturrilha, e termina na extremidade do 5º dedo. Comanda a função eliminadora renal e não apenas a bexiga .

 

Meridiano do Rim
27 pontos simétricos

Meridiano Yin – Nasce na planta do pé, sobe pela face interna do mesmo, face interna da perna e da coxa, percorre o abdome e o tórax, próximo da linha mediana e termina sob a clavícula. Comanda a função do Rim e da glândula supra-renal, daí sua influência sobre a sexualidade e vontade .

Meridiana Circulação – Sexo
09 pontos bilaterais

Meridiano Yin – Nasce no tórax, por fora do manilo, introduz-se no membro superior que percorre por sua face interna e termina na extremidade do dedo médio. Não representa órgão algum, mas sim uma função reguladora que influi sobre o coração, a circulação e os órgãos sexuais. Devemos considerá-los aparentado com o parassimpático .

Meridiano Triplo Aquecedor
23 pontos bilaterais

Meridiano Yang – Nasce na extremidade do dedo anular, sobe pelo dorso da mão, antebraço e face póstero-externa do braço, ganha o ombro, a nuca, contorna o pavilhão da orelha e termina no fim da sobrancelha. Como seu nome indica, tem uma função tripla:digestiva,cardiorrespiratória e geniturinária.

Meridiano da Vesícula Biliar
44 pontos

Meridiano Yang – Nasce no ângulo externo do olho, percorre o crânio, descrevendo uma série complexa de curvas, chega ao ombro, continua pela face lateral do tórax e desce pelo membro inferior, percorrendo-o por sua face externa para terminar na extremidade do 4º dedo do pé. Comanda a função biliar total, intra e extra-hepática .

Meridiano do Fígado
14 pontos simétricos

Meridiano Yin – Nasce na extremidade do dedo grande do pé, segue por seu bordo interno, continua pela face interna da perna e da coxa, ganha o abdome e termina no 6º espaço intercostal. Comanda as múltiplas funções do fígado, especialmente as relacionadas com o metabolismo, a sexualidade, os músculos e a acuidade visual .

 

Vaso Governador
28 pontos ímpares

Meridiano Yang – Nasce na ponta do cóccix, e seguindo a linha mediana posterior do corpo, sobe pela região sacra, lombar, torácica, cervical, ganha o crânio, desce pela face e termina na gengiva, entre os dois incisivos médios superiores. Este Meridiano, que é um dos Oito Vasos Maravilhosos, está estreitamente relacionado com as funções do sistema nervoso central. Carece de pontos de tonificação, sedação, etc. como os meridianos de grande circulação. Considerado como Vaso Maravilhoso, seu ponto mestre é o 3º Intestino Delgado .

 

Vaso Concepção
24 pontos ímpares

Meridiano Yin – Nasce no períneo , por diante do ânus, dirige-se para frente, sobe, seguindo a linha mediana anterior, pelo abdome e o tórax, ganha o pescoço e termina na face, por cima do queixo. Juntamente com o Vaso Governador, este meridiano forma a chamada pequena circulação de energia, que desempenha um papel regulador na função da grande circulação de energia. Aqui se depositam os excessos energéticos da grande circulação ou ao contrário, daqui partem os reforços nos estados de carência de energia. Não representa qualquer órgão em particular. Funcionalmente desempenha três papéis diferentes: geniturinário, do seu nascimento até o umbigo; digestivo, até o apêndice xifóide; respiratório, até o queixo. Como Vaso Maravilhoso, seu ponto mestre é o P7 (Lie Tsuie), faltando-lhes pontos de comando.

MERIDIANOS
“Linhas imaginárias do corpo por onde correm a energia”

Sentidos:

– ascendente: pés para a cabeça.
– descendente: da cabeça para os pés.

12 Meridianos:

– 6 Yin: interno, central.
– 6 Yang: externa, dorso, posterior.
– cabeça: não tem meridianos Yin, somente Yang.

 

Valéria Sena Mene Savian


Formada há mais de 10 anos em Acupuntura e com especialização em acupuntura Estética.

Formada em Hipnose Clínica e especialização em regressão.

Para tirar dúvidas, agendamento de consultas, valores e outros assuntos entre em contato:

WhatsApp: (41) 99807-2962 Tim, (41) 99149-1129 Vivo

You have Successfully Subscribed!