Como ter controle do peso, emagrecer e ter a saúde física e emocional

por Jovaldo Savian

O controle do peso, a obesidade, o esforço para emagrecer de forma saudável, essas questões entraram no dia a dia de muitas pessoas.

O que podemos concluir facilmente é que não ter uma alimentação saudável é uma das três causas que impedem o corpo de emagrecer.

O consumo de alimentos que usam produtos refinados, como o açúcar e a farinha branca, e os alimentos processados, como os embutidos (tipo hamburger, presunto, salame, salsicha), assim como também biscoitos, batata frita, são os grandes vilões da nossa alimentação.

O problema é que mesmo sabendo que esses alimentos deveriam ser evitados, eles acabam entrando na nossa alimentação diária, e causando a obesidade e muitas doenças graves.

Mas qual o motivo? Por que nós comemos isso?

A resposta é porque falta o “autocontrole” na hora de comer e mesmo sabendo que “não deve”, você come.

O oposto também é verdadeiro:

Os alimentos não são refinados, integrais, assim como os alimentos que não são processados, com fibras e nutrientes, saudáveis, e que inclusive diminuem a gordura corporal, ficam fora da alimentação ideal.

 

Essa é a primeira causa que impede o corpo de emagrecer, a Ansiedade é a segunda.

A ansiedade é a repetição contínua do estresse. Quando você sente estresse isso libera o cortisol no seu corpo. O cortisol então diminui a massa muscular e aumenta a sua gordura corporal.

Quando o stress é pontual o problema é resolvido, o corpo volta à normalidade, mas quando stress se prolonga, então surge um grande problema.

Você pode perceber:

Quando a ansiedade é constante você come mais e parece que a fome não passa.

Essa é uma das situações em que se perde o “autocontrole” com a alimentação, então tratar a ansiedade é fundamental para que você possa reduzir esses níveis de cortisol.

Manter a mente calma, recuperar a autoconfiança, perceber que as situações, por mais complicadas que sejam, em algum momento serão solucionadas, é assim que enfrentamos a ansiedade, as soluções sempre aparecem.

Diminuindo a ansiedade, o corpo se reequilibra e volta a perder peso.

A ansiedade e o consumo de alimentos refinados e processados são as duas primeiras causas, mas temos mais uma ainda: O desequilíbrio hormonal.

O desequilíbrio hormonal, dos hormônios que controlam a gordura corporal, é a terceira.

Para emagrecer os hormônios como a insulina, a leptina e o cortisol, precisam estar em equilíbrio.

A leptina, por exemplo, tem a função de regular o peso corporal usando o apetite. Quando o corpo tem muita gordura, ela a leptina precisa diminuir esse apetite. Mas se a leptina está alterada ela faz o contrário, aumentando a fome ainda mais.

Já a insulina transforma a glicose, o açúcar no sangue, em energia. Se tem algum problema ela perde o controle das células do corpo e então deixa de gerar energia.

E tem ainda o cortisol, que é liberado pelo stress.  Quando stress é constante ele diminui a massa muscular e aumenta a gordura corporal. Se os níveis de cortisol disparam no organismo, então acontece o chamado desequilíbrio hormonal.

É uma verdadeira reação em cadeia:

  1. A tireoide, por exemplo, deixa o metabolismo mais lento, para gastar menos energia e faz você sentir mais fome.
  2. A leptina transmite para o cérebro a informação que existe “falta” gordura.
  3. Ocorre então a insensibilidade à insulina, o cérebro “não entende” que tem gordura demais.
  4. O corpo gera mais cortisol e começa a diminuir os músculos e a engordar.

Veja que a origem de todos esses problemas está na má alimentação.

O que fazer então?

Temos que interromper esse processo que está aumentando a gordura corporal.

Aqui no Instituto Equilibrando usamos técnicas que incluem a hipnoterapia “criar” novos hábitos. São os hábitos que irão reequilibrar os hormônios.

É possível reprogramar os hábitos alimentares, criando motivação para conquistar- resultados a cada dia. Esses hábitos também permitem ter controle da ansiedade, da melhora da autoestima e de uma mudança na conduta com a alimentação.

É um processo que permite aprender a escolher os alimentos que realmente são saudáveis.

Por exemplo: existem certos alimentos que reduzem em quase 30% nos níveis de cortisol. Por isso é fundamental o consumo desses alimentos, de fazer uma mudança na alimentação e mantê-la ao longo do tempo.

É possível reprogramar a nossa mente, recuperar o autocontrole e ter mais calma na hora de escolher os alimentos, os melhores alimentos.

Além disso é possível passar a perceber se está com fome ou se é alguma compulsão por comida.

Seguindo um plano adequado, é possível resolver o desequilíbrio hormonal e ansiedade e voltar a emagrecer.

Para saber mais veja esse link.

Se tiver dúvidas entre em contato.

Até breve.

crossmenu