Efeito Sanfona, saiba evitar o perde e ganha de peso

O Efeito Sanfona

"Manter o peso perdido é mais difícil do que emagrecer". Essa frase é bastante comum e verdadeira. Pesquisas mostram que 95% das pessoas que emagrecem com dietas restritivas voltam a engordar, ficando no ciclo do famoso efeito sanfona.

Como acabar com o Efeito Sanfona! É possível?

Esse vai e vem na balança é ruim para a saúde: piora a composição corporal (conforme emagrece e engorda, você perde músculos e ganha gordura), gera flacidez, aumenta o risco de diabetes e até de morte precoce. Também gera frustração e faz com que a pessoa perca a motivação para emagrecer, favorecendo a obesidade e suas complicações para o organismo.

Para evitar o efeito sanfona é preciso deixar aquelas dietas milagrosas e restritivas de lado, aquelas que prometem emagrecer rapidamente e não permitem você comer o que gosta.

Como é difícil seguir por muito tempo planos de alimentação que proíbem o consumo de determinados alimentos ou que fazem você passar fome, você acaba desistindo logo da dieta. Aí, a tendência é voltar a comer ainda mais e recuperar rapidamente todo o peso que perdeu.

Uma dieta saudável e sem restrição é o ideal. Para não sofrer com o efeito sanfona, você precisa de um plano de alimentação saudável, que permita comer de tudo e ajude a tornar a boa alimentação um hábito.

A mudança dos hábitos alimentares é o que realmente resolve o efeito sanfona.

Por exemplo: abandone os lanchinhos tarde da noite.

É comum achar que lanchinhos não roubam a energia energia corporal, mas roubam.
Optar por alimentos altamente nutritivos na hora das refeições ajuda a diminuir a vontade de fazer lanchinhos.
Com o tempo é possível perceber que abrir mão de pães e massas, que dão um ânimo de curto prazo, mas, no fim das contas, te deixam mais cansado. O que acontece que o que se come na primeira metade do dia é o que alimenta seu corpo no dia seguinte. E tudo o que se come depois de escurecer tem mais probabilidade de drenar a energia do corpo.

O que você faz a cada hora do dia?

Mudar os hábitos significa mudar seus horários. Agora é sua vez de observar essas mudanças. Quando se deseja estabelecer horários mais adequados para as atividades, é necessário registrar o que faz num dia comum. Essas perguntas ajudam a fazer as mudanças:

Sono

1. Quando você acorda naturalmente?

2. A que horas desliga o computador e deixa o celular de lado?

3. Quando adormece naturalmente?

4. Você tem um horário de dormir diferente nos fins de semana?

Alimentação

1. Quando você faz a primeira refeição do dia?

2. Quando faz a maior refeição?

3. Quantas calorias ingere depois das 18h?

4. A que horas faz sua última refeição do dia?

Atividade física

1. Quantas vezes por semana você se exercita?

2. A que horas normalmente se exercita?

Uma cliente gostou da ideia de ter hora certa para se deitar, embora ficasse um pouco ansiosa por não saber quando faria seu trabalho criativo. Ela detestava o ambiente das academias, mas descobriu alguns exercícios que podia fazer pela manhã.

Por exemplo uma sessão de apenas 20 minutos era suficiente para seu tipo físico, pois não precisava exaurir os músculos nem terminar os exercícios com muito suor. Ela só queria aquela dose de energia que a ajudasse a acordar e lhe desse alguma clareza mental no decorrer do dia.

Depois que seu ciclo de sono encontrou um ritmo natural, ficou mais fácil estabelecer prioridades no trabalho e se sentiu mais capaz de se concentrar em suas atividades na parte da tarde. Com uma nova dieta e uma rotina de sono, ela ficou animada para estabelecer metas de longo prazo.

efeito sanfona

Saiba como o Programa de Emagrecimento Equilibrando pode ajudar

Preparamos um programa de Emagrecimento que pode ajudar nas mudanças dos hábitos alimentares, na rotina diária, conhecendo e ajustando exatamente o seu tipo corporal para ter mais disposição, emagrecer, ter controle da ansiedade e muito mais, entre na plataforma online.

Conheça o Programa de Emagrecimento Equilibrando

Espero você. Até breve!

© 2021 Instituto Equilibrando | Todos os Diretos Reservados
crossmenu