Tosse (Pulmão)

O que é Tosse

A Tosse é um mecanismo de defesa pulmonar fundamental, que permite a remoção de substâncias indesejadas e irritantes. Deve-se saber que a tosse não é estritamente uma doença, mas um sintoma. No entanto, a tosse é quase sempre um processo patológico.

tosse

A tosse é geralmente um reflexo que ocorre após a estimulação das vias respiratórias (traqueia e brônquios), que envia uma mensagem para o cérebro, no centro da tosse, que vai então desencadear a contração muscular (particularmente do diafragma). Quando o muco ou um agente irritante bloqueia as vias aéreas, o mecanismo de tosse é usado para liberar a passagem de ar e facilitar a respiração.

Essa “doença” pode ter várias causas. No outono e no inverno, uma das causas mais comuns é alguma doença infecciosa (viral ou bacteriana), a qual provoca principalmente tosse seca e com expectoração.

A tosse deve ser sempre levada muito a sério na busca por sua causa. De fato, em alguns casos, ela pode ser um sinal de uma doença mais grave, como asma ou câncer (laringe, pulmão, etc.)

Podem ser classificados quatro diferentes tipos de tosse: tosse seca (ou tosse irritativa sem catarro), tosse com expectoração (ou tosse com catarro), tosse crônica e a tosse medicamentosa.

tosse1

A tosse é muitas vezes um dos primeiros sinais de resfriado e muitas vezes se transforma após alguns dias, em tosse com expectoração.

O tratamento depende da causa e, se possível, deve-se sempre tentar tratar a causa da doença. Em alguns casos, podemos apenas tratar os sintomas (a tosse).

A prescrição antitussígenos (codeína, dextrometorfano) em caso de tosse seca e diluentes (N-acetilcisteína) ou expectorantes em casos de tosse com expectoração. Em caso de tosse com expectoração ou produtiva, é muito importante não utilizar antitussígenos (exceto quando houver indicação médica), porque deve-se deixar ela “maturar”.

A fitoterapia pode ser uma boa alternativa para o tratamento, particularmente tosse com expectoração ou produtiva. Há um grande número de plantas medicinais para prevenir ou tratar a tosse. Mencionamos aqui as principais plantas utilizadas: tomilho, raiz de altéia, guaco e pulmonárias.

As principais dicas são:

Tratar o mais rápido possível (para evitar complicações)

Beber bastante líquido, especialmente bebidas quentes (chás) com mel

Umidificar os cômodos (a falta de umidade provoca a tosse)

Evite fumar e se expor ao tabaco

Lave as mãos com frequência para evitar a transmissão de organismos susceptíveis (bactérias, vírus)

Como é o tratamento de Tosse com Acupuntura

Para o tratamento de Tosse eu utilizo pontos nos meridianos de acupuntura.

Os meridianos são canais que conectam a superfície do corpo com os órgãos internos, sendo que estes canais têm a função de transportar a energia através de todo o corpo. Entre nesse link para saber mais sobre a Acupuntura e os meridianos.

No caso específico de Tosse o tratamento é realizado em 10, sendo necessários até 2 sessões por semana para alcançar o equilíbrio corporal.

 Quais os resultados esperados com o tratamento de Tosse

Após a aplicação do tratamento para Tosse os sintomas já começam a diminuir, fortalecendo o organismo para não diminuir o retorno do problema.

Esse tratamento é mais rápido que o tratamento usando medicamentos, e que geralmente levam muito mais tempo para ter resultado.

Perguntas frequentes

Quanto custa esse tratamento para Tosse em sua clínica?

Para o tratamento de Tosse na minha clínica em Curitiba-PR se inicia com uma sessão, onde oriento também quais os demais cuidados que você deverá ter no seu dia-a-dia.

Se você precisar de mais informações como o sobre o valor da sessão e outras dúvidas sobre o tratamento de Tosse entre em contato diretamente comigo pelos telefones (41) 9807-2962 tim, (41) 9149-1129 vivo ou (41) 3076-2393 fixo.

Se preferir envie suas dúvidas através do formulário de contato.

valeria1

Valéria Sena Mene Savian

Acupunturista e Hipnoterapeuta

Atende em sua clínica

Vitaliti Acupuntura e Hipnoterapia

em Curitiba/PR

 

You have Successfully Subscribed!